RioAgro Coop traz palestras e Witzel para apoiar crescimento do agronegócio

Evento em Campos reunirá autoridades e produtores de toda região




16/05/2019, 20h37, Foto: Ilustrativa.

O RioAgro Coop vai ser realizado em Campos, no próximo dia 23 de maio, com programação voltada para a defesa do agronegócio, com palestras, abertura solene de safra da cana-de-açúcar 2019-2020 e a participação de prefeitos, e com a presença do governador Wilson Witzel, que traz seu secretariado à cidade na data.


O RioAgro Coop é um evento realizado pelo Sistema OCB-RJ, unidade estadual da Organização das Cooperativas do Brasil, em conjunto com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), com o desenvolvimento e organização do Fatore.


O governador Witzel traz parte do seu estafe para participar do RioAgro Coop, como o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes e seu subsecretário adjunto de Agricultura Familiar, Adriano Lopes, a secretária Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e a subsecretária de RecursosHídricos e Sustentabilidade do estado do Rio, Renata Bley.


O RioAgro Coop marca a mobilização em torno do agronegócio organizado coletivamente por cooperativas, destaca o presidente da OCB-RJ, Vinicius Mesquista. “Mais de 48% da produção nacional de alimentos vem das mãos de cooperativas, com mais de 1 milhão de associados e 200 mil pessoas empregadas”, detaca o presidente da OCB-RJ. Da OCB Brasil, destaca, participam o seu presidente, Márcio Lopes de Freitas e Leonardo Reis, analista de Relações Institucionais.


O presidente da Coagro, Frederico Paes, destaca que o RioAgro Coop “vai ser palco para falar do agronegócio cooperado,em um ambiente montado na sede da cooperativa de produtores que emprega 5 mil trabalhadores e envolve na atividade 10 mil pequenos proprietários rurais”.


| Programação

9h30 – Instalação do evento


“O papel da atividade sucroenergética na retomada econômica fluminense”. Palestrante: Frederico Paes, presidente da cooperativa de produtores Coagro.


10h30.Intervalo com Coffe break de acolhida.


11h.Chegada do Governador Wilson Witzel e abertura da Safra Sucroalcooleira 2019-2020.


11h30.Formação da mesa diretiva solene.


12h. Palestra


“Programa Mais Cooperativismo: desafios e oportunidades”. Palestrante: Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


12h30. Palestra


“AgriculturafamiliareaexpansãodafronteiraruraldoestadodoRio.”Palestrantes: AlbertoFigueiredo,ex-secretáriodeAgriculturadoEstadodoRio,diretordaSociedade Nacional de Agricultura (SNA) e Adriano Lopes, subsecretário adjunto de agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro.


13h30. Intervalo para Almoço


14h30. Palestra


“Portal Cooperativas nas Compras Públicas: oportunidades para o Rio de Janeiro”. Palestrante: Leonardo Reis, analista de Relações Institucionais da OCB Brasil.


15h. Palestra


“Gargalos e soluções para a bacia leiteira fluminense”. Palestrante: Silvio Marini, presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco.


15h30. Palestra


“O semiárido como novo regime climático do Estado do Rio: marco legal e iniciativas”. Palestrante: deputado federal Wladimir Garotinho e Prof. Dr. José Carlos Mendonça, pesquisador e coordenador de Agrometeorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.


16h. Palestra


 “Riscos e oportunidades para o cooperativismo agro na economia 4.0”. Palestrante: Abdul Nasser, superintendente do SESCOOP/RJ.


16h30. Palestra


“Uso racional de recursos hídricos na irrigação e benefícios ao agronegócio”. Palestrante: Renata Bley, subsecretária de recursos hídricos e sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro e professor João Siqueira, da Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF).


17h. Encerramento