Prefeitura faz limpeza preventiva dos ralos para amenizar efeitos das chuvas

A intervenção é realizada pelas equipes de manutenção de galerias pluviais, da Sulimp, e de desobstrução de galerias e redes, da Emhab




20/09/2019 | 15h46 | Foto: SupCom.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Prefeitura de Campos iniciou, nesta sexta-feira (20), a limpeza preventiva das caixas de ralos, ramais de ralos e dos poços de visitas, a fim de amenizar os efeitos das chuvas de verão e dar melhor escoamento. A ação é realizada pela Superintendência Municipal de Limpeza Pública (Sulimp) e a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) e começou no cruzamento da Avenida José Alves de Azevedo com a Avenida XV de Novembro, embaixo da ponte Leonel Brizola. A ação contou com o apoio da equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) no auxílio do trânsito.


Segundo o superintendente da Sulimp, Carlos Augusto Siqueira, a intervenção está sendo realizada com o auxílio das equipes de manutenção de galerias pluviais, da Sulimp, e de desobstrução de galerias e redes, da Emhab, em locais que já são reconhecidos como pontos de alagamentos tendo como exemplo, na Avenida José Alves de Azevedo e o cruzamento das Ruas Espírito Santo e Conselheiro Thomás Coelho, entre outros locais. 


— O município de Campos por ser planície, tem problemas de escoamento de água pluvial, em que essas águas escorrem pelas galerias em função da sua pequena declividade. Como temos pouco recurso de inclinação, a velocidade do escoamento é lenta. O nosso objetivo com essa ação preventiva é fazer essa intervenção nas caixas de ralo e nos ramais que ligam aos poços de visita, assim, conseguiremos diminuir o tempo de acúmulo de águas nas ruas da cidade. A intenção é chegar ao período de chuva com esses pontos desafogados — destacou o superintendente da Sulimp, Carlos Augusto. 


Segundo o presidente da Emhab, Carlos Nei Junior, os trabalhos seguem uma determinação do governo Rafael Diniz, de estar realizando ações de prevenção para dar melhor qualidade de vida à população. 


- Na intervenção, estamos com o caminhão, do tipo Sewer Jet, que consegue dar melhor vazão das águas, por meio da utilização do jato de água de alta pressão. Fazendo assim, a limpeza e desobstrução de possíveis pontos obstruídos nas redes e ramais de coleta de água pluviais - completou o presidente da Emahb, Carlos Nei Junior.