Escritor de Campos ganha prêmio nacional

O escritor Ronaldo Junior teve seu livro de poemas premiado pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal




29/12/2019, 09h07, Foto: Divulgação.


A Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, publicou na edição do Diário Oficial da União da última sexta (27) o resultado do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária que comemora os 200 anos de Independência do Brasil, celebrados em 2022 (Edital de Seleção Pública Nº 02, SEC/SECULT/MC, de 7 de outubro de 2019).


Entre os classificados, está o escritor Ronaldo Henrique Barbosa Junior, que recebeu nota máxima na avaliação dos jurados com o livro de poemas “Ideário Poético da Independência”, composto por 33 textos que abordam criticamente a Independência do Brasil tendo por base traços formadores da identidade brasileira.


Segundo o autor, a obra está dividida em três partes: 1) “Resquícios”, primeiro capítulo, trata de questões relativas ao período em que foi proclamada a Independência, como a escravidão, o Poder Moderador e as histórias e pinturas por trás do famoso Grito do Ipiranga; 2) “Reverberações”, segundo capítulo, aborda a identidade nacional com os olhos voltados para os dias atuais, trazendo temas como fake news, o incêndio que assolou o Museu Histórico Nacional em 2018 e até o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ocorrido em 2016; e 3) o apêndice “Constituição Poética da Independência Nacional”, composto por poemas escritos como artigos de uma lei, tendo por base os 17 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e suas referências presentes na Constituição Brasileira de 1824, outorgada por D. Pedro I.


O prêmio, que está em sua segunda edição, classificou 20 obras entre as 132 inscritas. Os critérios utilizados pelos 12 jurados foram: criatividade e originalidade; qualidade literária; clareza e objetividade; e contribuição à cultura nacional. Ronaldo alcançou nota máxima em todos, totalizando 48 pontos, também por ter apresentado carta de interesse de uma editora no ato da inscrição.


Ronaldo Junior tem 23 anos, é carioca, reside em Campos desde 2005, é formado em Direito pelo UNIFLU, estuda Letras no IFF Campos Centro e é membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e da Academia de Letras do Brasil (seção Campos). Para conhecer alguns dos seus trabalhos, basta acessar: https://www.instagram.com/ronaldojuniorescritor


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/volume_sfo3_02/www/campos24horas/www/noticia/index.php on line 1339