Concessionária Águas do Paraíba lidera lista de reclamações

Os dados divulgados pelo Procon/Campos mostram as principais empresas reclamadas e também os assuntos que são mais reclamados




17/03/2015 16h04.

terça-feira, 17 de março de 2015     -     Foto: Divulgação
unnamed (10)águas do Paraíba novaA Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos),  dentro das comemorações do Dia do Consumidor, divulgou na manhã desta segunda-feira (16) o ranking das principais empresas reclamadas e também os assuntos que são mais reclamados no órgão pelos consumidores campistas em 2014. Os números praticamente repetem o ano de 2013, novamente com as concessionárias de serviço público nos primeiros lugares seguida das operadoras de telefonia e redes de comércio varejista.


O ano de 2015 também segue a mesma tendência, com grandes reclamações em face das mesmas empresas, que estão decorrendo principalmente pelas compras de final de ano (lojas físicas e internet) e pelo aumento nas tarifas e no consumo. Paralelamente o departamento de fiscalização está intensificando a atuação em face das empresas que expõem produtos impróprias ao consumo (produtos vencidos, rasurados ou adulterados) e para agilizar esse trabalho é de fundamental importância a participação da população, denunciando as irregularidades pelos telefones 151 e 27256474, pelo facebook Procon/Campos e pelo site www.procon.campos.rj.gov.br.

imagemAs principais reclamações estão sendo sobre não entrega de mercadorias no prazo correto, produtos com defeito, demora na montagem ou instalação das mercadorias, cobranças indevidas, produtos impróprios ao consumo e baixa qualidade dos serviços (água, luz, telefones e internet). O trabalho de educação e pesquisa realizado durante todo o ano passado contribuiu para diminuir o índice de endividamento e melhorou a postura do consumidor, tornando-o mais consciente. O fortalecimento da lei que garante a prioridade de atendimento aos idosos, gestantes e deficientes tem sido exemplarmente executado.

De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares, os consumidores campistas terão em 2015 um atendimento mais especializado. “Temos o cuidado de, permanentemente, aprimorarmos nossos procedimentos e qualificarmos nosso corpo técnico para que os cidadãos campistas encontrem em 2015 um órgão mais atencioso, preparado e eficiente”, destacou Dr.ª Rosangela Tavares.

A programação comemorativa teve prosseguimento com palestra na Escola Estadual José Francisco Sales, no IPS. Nesta terça-feira (17/03) será lançado o selo comemorativo aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor. A noite haverá palestra para os alunos do EJA da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro. Para encerrar a programação, no dia 18/03 haverá nova palestra para os alunos do curso diurno da Escola estadual José Francisco Sales.

“Comemoraremos em 2105 os 25 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor, essa lei tão importante e que tem atendido tantos consumidores. No nosso Procon/Campos já foram recepcionados mais de duzentos e cinquenta mil consumidores, que tem seus direitos protegidos em face das inúmeras infrações à legislação consumerista. Temos grande conceito junto aos consumidores, autoridades e sociedade e não mediremos esforços para ampliar as conquistas alcançadas com muito trabalho e dedicação”, completou Dr. Rosangela Tavares.