Começa limpeza do valão do Rio Branco

Trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana é para evitar alagamentos no período de chuvas em quatro bairros de Guarus




23/10/2019 16h36 Foto: SupCom.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU) começou nesta quarta-feira (23), a limpeza do Valão do Rio Branco, em Guarus. Com o objetivo de escoar as águas do período de chuvas, que começa em dezembro, a dragagem vai desassorear seis seções entre o Santa Rosa e Parque Prazeres, passando pelo Santa Clara e pelo Visconde do Rio Branco.


Ao todo, os trechos somam pouco mais de dois quilômetros por cinco metros de largura, em média, desaguando em uma lagoa atrás do Parque Prazeres.


— A limpeza é importante, porque esses bairros possuem áreas muito baixas às margens do valão. E se chover forte e não houver um bom escoamento, muitas residências podem ser alagadas, causando prejuízos aos moradores — explica o diretor de Obras da SMIMU, Thiago Cordeiro.


O trabalho, que utiliza uma máquina “long reach”, deve se estender até a próxima semana, com a retirada de plantas aquáticas e muito lodo. O material será transportado por caminhões e descartado em outro local.


— É um grande alívio ver o valão sendo limpo. Há alguns anos ele transbordou com a chuva e quase inundou minha casa. Mas os moradores também precisam ajudar, não jogando objetos dentro dele. É comum ver carrinhos de bebê, móveis e até geladeiras descartadas no local pelos próprios moradores — criticou o vendedor autônomo André Luiz Ribeiro, de 44 anos, morador da Rua Delfim Moreira, à margem do valão.