Chuva de meteoros surpreende moradores em Minas Gerais; vídeo

Especialista explica que a posição da Terra nos meses de abril e maio facilita enxergar, da Terra, o fenômeno astronômico, a qualquer hora do dia




13/05/2020, 10h36, Foto: Reprodução.

VEJA VÍDEO AO FINAL DAS INFORMAÇÕES - Moradores de ao menos três cidades mineiras foram surpreendidos ao ver uma chuva de meteoros durante madrugadas da última semana. Quem presenciou a cena, relatou ter visto fortes clarões no céu, além de ter ouvido barulhos que se assemelhavam a trovões. (leia mais abaixo)


O fenômeno foi confirmado pela Bramon (rede brasileira de observação de meteoros) por meio de imagens gravadas por parceiros da instituição.


Na prática, o que a população presenciou foi o descolamento de meteoros, que são sobras da cauda dos cometas que ficam pelo caminho enquanto estes astros viajam pelo espaço.


Os pedaços de rochas vistos da Terra têm quase o mesmo tamanho de uma máquina de lavar roupas e estavam a 30 km de distância do Planeta, em uma velocidade de 51.000 km por hora. O clarão é resultado do impacto com a atmosfera.


 O astrônomo Marcelo Zurita explica que, entre os meses de abril e maio, a Terra entra na rota de cometas que passam próximos de sua órbita. Com isso, fica mais fácil ver daqui a chuva de meteoros, a qualquer hora do dia.


— Eles provocam um fenômeno bem luminoso, o barulho de explosão e pessoas sentido tremores.


Em Minas Gerais, os relatos foram registrados em Patos de Minas, Lagoa da Prata e Carmo do Paranaíba, respectivamente a 415 km, 202 km e 362 km de Belo Horizonte. Moradores também relataram ocorrências em São Paulo e no Paraná.



Fonte: R7