Banco de leite do HPC completa 15 anos

Pela manhã foi realizado no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia uma serie de palestras voltadas para profissionais da saúde




20/09/2019 | 16h44 | Foto: Divulgação.

O banco de leite humano do Hospital Plantadores de Cana ( HPC) está comemorando nesta sexta-feira (20/09), 15 anos de atividades. Pela manhã foi realizado no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia uma serie de palestras voltadas para profissionais da saúde, estudantes de medicina e convidados. O objetivo foi de conscientizar sobre a importância da amamentação desde as primeiras horas de vida do bebê. Foram abordados temas como: A hora de ouro; Recém-nascido, a maternidade e a Amamentação e as expectativas e os desafios da mulher frente a amamentação


A programação festiva foi encerrada com o tradicional parabéns, ao BLH pelos seus 15 anos de existência.


A coordenadora do banco Fabiana Passos lembra que o HPC foi credenciado nacionalmente pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. A unidade hospitalar atendeu às exigências do Ministério da Saúde, como manter a produção, realizar atendimentos as mães e oferecer leite humano para os bebês da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“ Somos um serviço especializado vinculado ao HPC . Atendemos a todo norte e noroeste fluminense porque o hospital é referência no atendimento as gestantes, através do Sistema Único de Saúde (SUS)” disse a coordenadora que acrescentou que o leite doado atende a 40 crianças internadas nas unidades de tratamento intensivo e intermediária (UTI e UI)


“ Precisamos diariamente de 12 litros de leite por dia para atender as 40 crianças, mas em média só recebemos 4 litros por dia. Por isso fazemos campanhas de doação. A mulher pode se cadastrar, basta está com os exames em dia, que vamos até a casa dela recolher o leite doado”, finalizou Fabiana Passos. 12


O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana é referência na região e , funciona ,todos os dias de segunda a sexta feira inclusive nos feriados e finais de semana. Para atendimento, é só ligar para o número 27377431 e tenha mais informações.


IMPORTÂNCIA DO LEITE


O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento descontaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.


O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.


O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.


Fonte: Ascom