Av. Arthur Bernardes ganha novas mudas de ipês amarelos e roxos

Atividade faz parte das comemorações pelo Dia da Árvore




20/09/2019 | 16h24 | Foto: SupCom.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Teve início nesta sexta-feira (20), a ação simbólica em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, realizada pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA). Na Avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a Avenida José de Azevedo e BR-101, foram plantadas 48 novas mudas de Ipês, sendo, do lado esquerdo, amarelos e no lado direito, roxos.


A atividade teve como foco a substituição de árvores que morreram ou que foram danificadas por acidentes. Neste sábado (21), a ação de revitalização segue para Lagoa de Cima e Farol de São Thomé, onde serão plantadas 50 novas mudas substituindo as árvores danificadas por banhistas. Nos dois locais, haverá ainda coleta de resíduos nas margens do mar e da lagoa.


- Hoje e amanhã estaremos realizando uma ação simbólica, mas vale ressaltar que durante todo o ano realizamos e incentivamos o plantio através do projeto “Adote uma Árvore”. Somente este ano conseguimos plantar aproximadamente 500 mudas em diferentes pontos da cidade e que estão sendo cuidadas pela população. Assim, seguimos ajudando a restabelecer a área arbórea do município - frisou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.


Segundo o coordenador de arborização da SMDA, Wilson Duarte, a revitalização da Avenida Arthur Bernardes foi feita de maneira que não descaracterizasse as espécies naturais da avenida. “É muito importante ao plantarmos uma muda avaliar se aquela espécie se adapta ao espaço. Isso evita que raízes fiquem expostas, redes domésticas sejam danificadas e até mesmo fiações elétricas”, destacou Wilson.


Adote uma Árvore - Somente em 2019, o projeto já plantou cerca de 470 árvores em calçadas, áreas verdes, escolas e praças do município. Entre os locais que estão recebendo o plantio de árvores, estão a esquina da Rua Marechal Deodoro com Saldanha Marinho, Riachuelo próximo ao número 156; canteiro central das avenidas José Carlos Pereira Pinto, 28 de Março, Rua São Bartolomeu e Avenida Rui Barbosa.


As pessoas que tiverem dúvidas sobre serviços de arborização na rua podem entrar em contato com o setor, através do telefone (22) 98168-9588 ou mandar um ofício para o e-mail: arbo.smda@gmail.com, para receber todos os esclarecimentos necessários.  Todas as medidas que vêm sendo tomadas visam o respeito ao meio ambiente, a legislação e à segurança da população – informa Wilson Duarte, lembrando que pessoas interessadas no plantio urbano, também, podem entrar em contato com o órgão e solicitar o serviço.