Motorista e carona feridos após carro bater em poste

Vítima foram levadas para o Ferreira Machado




24/08/2019 11:11:14.

Um carro atingiu um poste na SB 02 (estrada que liga bairro de Fátima à localidade de Degredo), em São João da Barra, e deixou motorista e carona feridos na noite desta sexta-feira (23). O acidente aconteceu após o motorista perder o controle da direção do carro, um Gol de cor branca.


Os feridos foram levados para o Hospital ferreira Machado (HFM) e o estado de saúde deles é estável.




Suspeito de envolvimento na morte de caseiro de ator é preso em Rio das Ostras

Segundo a polícia, crime aconteceu em Teresópolis e o homem estava foragido há 18 anos




24/08/2019 09:09:31.

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do caseiro do ator Marcos Palmeira foi preso em Rio das Ostras, no interior do Rio, nesta sexta-feira (23).


Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em Teresópolis no ano 2000 e o homem estava foragido desde que foi expedido o mandado de prisão preventiva pela Vara Criminal da cidade há 18 anos.


A polícia disse que no momento em que foi abordado nesta sexta, o suspeito se identificou com outro nome, mas os policiais afirmaram que diante das evidências o homem revelou sua verdadeira identidade e não resistiu à voz de prisão.


A polícia informou que o suspeito vai responder pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte.


Ele foi encaminhado para a 128ª Delegacia de Polícia (DP), em Rio das Ostras, e de lá seguiu para o sistema prisional, no Rio.


A polícia disse que outros suspeitos participaram do crime contra o caseiro do ator na época e já foram presos.


A equipe de reportagem aguarda resposta sobre o número de pessoas envolvidas no caso e quando elas foram presas, e também tenta contato com o ator e com a defesa do suspeito.


Fonte:  G1




Balcão de SJB oferece vagas de emprego em diversas áreas

Os interessados devem se inscrever pelo site, pelo WhatsApp Business ou comparecer ao Balcão de Oportunidades




24/08/2019 09:09:12.

A Superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra está com cadastro de currículos para novas vagas de trabalho em diferentes funções, nas campanhas 6, 11 e 15. Os interessados devem se inscrever pelo https://prefeiturasjb.wixsite.com/vagas, pelo WhatsApp Business (22) 2741-8122 ou comparecer ao Balcão de Oportunidades, na Avenida Rotary, 783, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Na campanha 6, as vagas são para as seguintes funções: auxiliar técnico; eletricista de manutenção; eletricista de força e controle; eletricista montador; encarregado de elétrica; encarregado de instrumentação; encarregado de isolamento; encarregado de mecânica; encarregado de montagem mecânica; funileiro industrial montador; instrumentista; isolador; técnico de instrumentação; tubista.


Na Campanha 11 estão disponíveis vagas para analista de administração contratual sênior; analista de qualidade sênior; estágio administrativo. Na campanha 15, as vagas são para porteiro e zelador. 




Incêndio destrói parte da Estação Ecológica de Guaxindiba

As chamas teriam começado quando um homem colocou fogo em uma plantação de cana, perto da reserva




23/08/2019 15:03:01.

Um incêndio de grandes proporções está destruindo parte da Reserva Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. O Corpo de bombeiros de Campos também e está atuando no combate com a ajuda de aproximadamente 30 homens, entre funcionários da secretaria, funcionários da Estação Ecológica e voluntários.


As chamas teriam começado quando um homem colocou fogo em uma plantação de cana, perto da reserva.


Também foi solicitado o helicóptero do Corpo de Bombeiros, para ajudar no combate às queimadas.




Homem assassinado a tiros dentro de carro em BJ de Itabapoana

Crime aconteceu na manhã desta sexta-feira, em Pirapetinga




23/08/2019 14:02:24.

Antônio Muniz foi assassinado a tiros dentro de seu carro na manhã desta sexta-feira (23) em Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana.


Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.


O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna e o caso registrado na 144ª DP da cidade.




Novos equipamentos para o Hospital Municipal Manoel Carola

Os equipamentos objetivam melhorar o atendimento dos pacientes em estado grave da unidade de Saúde




22/08/2019 15:03:04.

O Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana (SFI), recebeu na tarde desta quarta-feira (21) oito novos monitores multiparâmetros. Os equipamentos objetivam melhorar o atendimento dos pacientes em estado grave da unidade de Saúde.


“O monitor multiparâmetro serve principalmente para medir a frequência cardíaca, saturação do oxigênio e pressão arterial. O equipamento é fundamental na abordagem do paciente grave. Três deles serão instalados na Sala de Emergência e um na Sala de Emergência Pediátrica. Já os outros quatro serão destinados à nova UPG (Unidade de Pacientes Graves), que ainda vai ser inaugurada”, informou o diretor clínico do HMMC, Éber Marins,


  “Seguindo uma orientação da prefeita, SFI está investindo cada vez mais para aumentar a estrutura da Saúde, a fim de que os casos possam ser resolvidos dentro do próprio município”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, que estava ao lado da subsecretária da pasta, Thayna Rissa.


Fonte: Ascom




Jovem dá à luz no banheiro de casa sem saber que estava grávida

Mãe e filha foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia e passam bem




22/08/2019 09:09:14.

A jovem Franciele Machado Barreto, de 22 anos, descobriu que estava grávida somente após dar à luz, sozinha, dentro da sua casa, em São João da Barra, na noite desta quarta-feira (21).


Após uma forte dor, ela foi ao banheiro e teve a menina. Mãe e filha foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e passam bem.


Como não sabia da chegada da filha, a jovem - casada e já com um filho de 6 anos - não preparou nada do enxoval, funcionários da unidade de saúde, solicitam ajuda para o bebê. Roupas, fraldas e outros itens podem ser doados e entregues na Santa Casa.




Idoso é amarrado em assalto: PM prende três bandidos

Ação criminosa aconteceu na localidade conhecida com Alto do Limoeiro




22/08/2019 08:08:12.

Policiais militares do 2º BPM prenderam três bandidos que teriam cometido um roubo na propriedade rural de um idoso de 80 anos de idade, na tarde desta quarta-feira (21), após receberem denúncias da ação criminosa na localidade conhecida com Alto do Limoeiro, em Itaperuna. A vítima foi encontrada amarrada em um matagal em sua propriedade, foi socorrido, passou por atendimento médico e está bem.


Três bandidos foram abordados em um veículo HB20 de cor preta e com eles foram encontrados um revólver calibre 45 e seis munições intactas,uma pistola de choque taser, um molho de chaves, dois celulares e duas toucas ninjas.




Enel encontra furto de energia em residência em Cambuci

O proprietário do imóvel foi preso em flagrante




21/08/2019 17:05:27.

A Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia em uma casa do bairro São João do Paraiso, em Cambuci, durante operação realizada pela empresa ontem (20), em parceria com a 142ª Delegacia de Polícia. O proprietário foi preso em flagrante.


Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 


Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. 


Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.




Suspeito é preso com cocaína, revólver e dinheiro em Atafona

Ação aconteceu após denúncias de tráfico no bairro Cehab




21/08/2019 09:09:42.

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na noite desta terça-feira (20) na Rua Ubaldo Sena, no bairro Cehah, em Atafona,São João da Barra. Arma,munições, droga e dinheiro foram apreendidos.


Após denúncias informando ponto de venda de drogas, os militares foram ao local e conseguiram abordar um suspeito. Uma varredura foi feita e foram apreendidos um revólver calibre 32 com 5 munições, 2 pinos de cocaína, um celular e a quantia de R$ 1.572 em dinheiro.


O material e o homem de 33 anos foram levados para a 145ª DP da cidade, onde foi autuado e permaneceu preso.




Polícia apreende 25 pés de maconha no Açu

Outra ação: drogas apreendidas e duas prisões




21/08/2019 08:08:22.

O Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) efetuou duas importantes ações de combate ao tráfico de drogas nesta terça-feira, 20, em São João da Barra. A primeira aconteceu no Açu, com apreensão de 25 pés de maconha e, a segunda, em Grussaí, onde foram apreendidos R$ 266, duas buchas de maconha, dois pinos de cocaína e duas prisões realizadas.


No Açu, após solicitação à base do Proeis para averiguar barricadas, a guarnição procedeu até o conjunto de casas populares, onde foi constatado que a rua encontrava-se parcialmente bloqueada. Três homens, ao avistarem a equipe, fugiram para uma área de mata, não sendo possível localizá-los. Após buscas pelo local em que passaram, foram encontrados os pés de maconha.


Em Grussaí, após informações de tráfico, foi feita a abordagem e revista pessoal em dois suspeitos na avenida Santo Amaro, no bairro Telê Santana, e encontrados dinheiro e as drogas. Eles foram encaminhados a 145ª Delegacia de Polícia e indiciados por tráfico de drogas.


Participaram da ação no Açu o 2° sargento Rogério e o Cabo Vieira. Em Grussaí, estiveram na operação cabo R. Roberto e soldado Caetano.


A Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que vem de forma estratégica empenhando o efetivo do Proeis em cima da realidade do município, levando em conta as sugestões da população, e não apenas nos índices do Instituto de Segurança Pública  (ISP).


O Proeis atua em São João da Barra por meio de convênio entre Prefeitura e o Governo do Estado, com policiais, previamente cadastrados, exercendo a atividade voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.




Pica-pau com ferimento provocado por linha com cerol é resgatado em SFI

Animal foi encontrado na sede do Instituto Pinóquio, em Guriri




20/08/2019 16:04:43.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou o resgate de um pica-pau-do-campo (Colaptescampestres), na manhã dessa segunda-feira (19).


Após receber um chamado, agentes da Sema deslocaram-se até a antiga sede do instituto Pinóquio, na localidade de Guriri. No local, o animal foi examinado e constatado ferimento em uma asa, provocado por linha de pipa com cerol. A ação contou com o suporte do médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Reinaldo Moreira.


O analista ambiental Douglas Barreto, que conduziu a ação junto com o analista Nilson Coutinho, explicou que o pica-pau segue sob os cuidados da Sema. “Assim que o ferimento cicatrizar e apresentar melhoras, o animal será solto”, esclareceu.


De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Juliana Alves, a espécie resgatada é comum em pastagens e apresenta distribuição desde a Região Nordeste do Brasil até o Uruguai. Ela destacou que a população, ao observar animais feridos em residências, deve entrar em contato com a Sema, por intermédio da página do órgão no Facebook ou pelo Canal Verde: (22) 9 8161-6713.


Fonte: Ascom




Homem é baleado na praia de Santa Clara; autor estava de moto

Vítima estava na praia, mas era moradora da Tapera




20/08/2019 16:04:24.

Um homem foi baleado na tarde desta terça-feira (20), na Rua Lúcio de Sousa Tavares, próximo à Avenida Atlântica, em Santa Clara, São Francisco de Itabapoana. De acordo com as primeiras informações, trata-se de M.R.C., 26 anos. Ele seria morador da localidade da Tapera. 


O autor estava em uma moto, usava capacete e teria efetuado cerca de nove tiros, porém foi atingido apenas por um, na perna. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Manoel Carola.




SJB: Vereador solicita criação do Estatuto Geral da Guarda Municipal




20/08/2019 15:03:00.

Entre as matérias aprovada na sessão desta terça-feira (20), na Câmara de São João da Barra, uma diz respeito diretamente à Guarda Municipal. Trata-se da indicação nº 204/2019, proposta por Aluizio Siqueira solicitando à Prefeitura que elabore um projeto de lei para criar o Estatuto Geral da Guarda Municipal de SJB, nos termos do artigo 22 da lei federal nº 13.022 de 08 de agosto de 2014, bem como sua regulamentação no âmbito da municipalidade, conforme orienta a legislação.


5º Distrito - Três proposições para o 5º Distrito foram aprovadas, começando por requerimento do vereador Gerson Crispim (Gersinho) à Secretaria de Transportes, sugerindo uma alteração no trajeto do ônibus que faz a linha Açu – São João da Barra e vice versa, para que os veículos passem também pela Estrada da Concha. Os demais pedidos foram feitos por Franquis Arêas: construção de uma escola técnica para oferecer cursos profissionalizantes e recapeamento asfáltico da estrada que faz a ligação das localidades de Água Preta, Sabonete, Cazumbá com seu final na ponte de São Bento.


Para a localidade de Barcelos, Ronaldo Gomes requereu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a colocação de semáforo na BR-356 em Barcelos (em frente à usina e a Rua Gregório Prudêncio de Azevedo). E para Grussaí, Ronaldo cobrou o término das obras de calçamento da Rua Julia Côrtes (antiga Rua Miraí), que fica atrás do Sesc Mineiro, incluindo a instalação de redutores de velocidade. Também para Grussaí, Aluizio solicitou o calçamento das ruas, Amaro Pedro Viana (rua do Colégio Pequena Isa) e Francisca Oliveira, ambas no bairro Liramar.


Ainda na sessão, os vereadores aprovaram pedidos para: reforma da Praça Nossa Senhora Aparecida na Chatuba (Alex Firme), mudança no horário do serviço do trator que passa na Avenida Liberdade (Grussaí) limpando a areia, de modo que passe mais cedo, pois o mesmo tem passado às 5h da manhã (Carlos Caputi), conclusão da reforma das casas embargadas pela Defesa Civil e reforma da estufa de mudas de plantas no antigo matadouro municipal na sede (Sônia Pereira/Soninha).




Dois homens são assassinados com tiros na cabeça

Crime aconteceu por volta das 23h50 desta segunda-feira (19) na Rua Bonfim, no bairro Areal




20/08/2019 11:11:27.

Dois homens foram mortos com tiros na cabeça no final da noite desta segunda-feira (19), na Rua Bonfim, no bairro Areal, em Araruama.


Informações davam conta de que dois homens teriam sido baleados e os militares foram ao local. Uma das vítimas morreu no local e a outra chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu.


Segundo Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 23h50 na Rua Bonfim após uma denúncia anônima de que homens haviam sido baleados.


Ainda não há informações osbre suspeitos e motivação do duplo homicídio.


O caso foi registrado na 118ª DP da cidade.




Pedreiro morre após cair de obra em Italva

Ele teria se apoiado em uma parede em construção, que não estava totalmente presa, e caiu




20/08/2019 10:10:47.

Um pedreiro de 71 anos morreu após sofrer uma queda em uma obra nesta segunda-feira (19) no Centro de Italva.


Ele teria se apoiado em uma parede em construção, que não estava totalmente presa, e caiu. Ele não resistiu e morreu no local.


O caso foi registrado na 148ª DP da cidade.




Incêndio destrói área de vegetação equivalente a 32 campos de futebol

Fogo foi controlado após 12h entre Miracema e Santo Antônio de Pádua




20/08/2019 09:09:21.

Após 12 horas, um incêndio que destruiu uma área de vegetação equivalente a 32 campos de futebol entre os municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua, foi controlado por agentes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e produtores rurais. O incêndio começou na tarde de segunda-feira (19) e foi controlado na manhã desta terça (20).


Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Martins, um carro usado por homens que estavam retirando capim para gados pegou fogo e as chamas passaram para a vegetação. O motorista e o filho que estavam no veículo saíram sem ferimentos.


"Pedimos a população que evite colocar fogo em capim com forma de limpeza do terreno ou queimar lixo em quintais.


Além de ser crime, as chamas podem sair de controle e provocar incêndios de grandes proporções. Ao avistar qualquer sinal de fumaça, ligue imediatamente para Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiro pelo 193, o quanto mais rápido chegarmos ao local, mas fácil é o controle", informou Cláudio.


Fonte: Redação e G1




Macaé oferece 184 vagas de emprego; confira lista

As oportunidades, de empresas parceiras do órgão, têm como destaque consultor de vendas e motorista carreteiro




19/08/2019 09:09:10.

A semana começa com 184 vagas de emprego divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. As oportunidades, de empresas parceiras do órgão, têm como destaque consultor de vendas e motorista carreteiro. A lista completa está disponível aqui no site da prefeitura macae.rj.gov.br.


Além do acesso pelo portal, o interessado pode ir direto à secretaria, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda emite ainda carteiras de identidade e de trabalho. Para este serviço, é preciso agendamento pelo 0800.021.1138. Em seguida, o candidato deve comparecer ao órgão público. A documentação necessária para cada serviço está no site. Em caso de dúvida, o interessado pode ligar para 2763-6344.


Clique AQUI e confira a lista completa.




Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados em Cabo Frio

Operação Constantino III, para o cumprimento de 31 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão




16/08/2019 10:10:12.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ),  da Polícia Militar,  bem como da Superintendência do Sistema Penitenciário SISPEN, realiza, nesta sexta-feira (16/08), a Operação Constantino III, para o cumprimento de 31 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, em Cabo Frio.


Após investigação direta, que contou com o auxílio de medida cautelar de interceptação telefônica, o MPRJ ofereceu duas denúncias pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, junto à 2ª Vara Criminal de Cabo Frio.


A primeira denúncia se refere à facção criminosa Comando Vermelho, com atuação no 2º Distrito de Cabo Frio e também no Complexo da Boca do Mato/Morro do Limão, tendo como líderes identificados os denunciados Macaive Gomes dos Santos, vulgo “Mica” ou “MK” (falecido recentemente), Sinélio Mota Barreto Júnior, vulgo “Tio”, Carlos Eduardo Rocha Freire Barbosa, vulgo “Cadu Playboy”, Ademir Pereira da Mota, vulgo “Demi”, e Roberto De Souza Félix, vulgo “Betinho” ou “BT”.


Por sua vez, a segunda denúncia é ferente à facção Terceiro Comando Puro, atuante também no 2º Distrito de Cabo Frio, na qual se verificou que os líderes José Francisco da Silva, vulgo “Chico TCP”, e Rafael Gomes de Oliveira, vulgo “Rafael Beiço”, “Beiço” ou “B”, faleceram no curso da investigação.


De acordo com o Ministério Público, os crimes de tráfico e associação para o tráfico foram realizados mediante o emprego de armas de fogo, envolveram adolescentes e ainda foram praticados nas dependências de unidades prisionais.


Fonte: Ascom/MPRJ




'Operação 158 Segura' apreende três menores

O objetivo é reprimir roubos de veículos na rodovia




15/08/2019 09:09:32.

Policiais civis deflagram, na manhã desta quinta-feira (15), a segunda fase da 'Operação 158 Seguira' na RJ-158 (Campos-São Fidélis) e apreenderam três adolescentes. O objetivo é reprimir roubos de veículos na rodovia.


A ação contou com quatro viaturas e 10 agentes.


Os menores foram levados para a 134ª DP/Centro.


1ª FASE DA OPERAÇÃO


A Polícia Civil deflagou na manhã desta quarta-feira (7) uma operação denominada "Operação 158 Segura" na RJ-158 (Campos/São Fidélis). A ação tem como objetivo reprimir roubos de veículos na rodovia e cumprir seis mandados de busca e apreensão. Um adolescente e duas armas foram apreendidos.




Pai e filha feridos em acidente na Campos/SFI

Acidente pode ter sido causado pela baixa visibilidade por conta das queimadas




14/08/2019 17:05:48.

Pai e filha ficaram feridos após um acidente na tarde desta quarta-feira (14) no KM 3 da RJ-224 (campos-SFI), entre as localidades de Matinha e Travessão de Campos. A causa do acidente pode ter sido a baixa visibilidade provocada pela  queimada às margens da rodovia. O acidente envolveu dois carros de passeio.


Elivelton Veloso, 50 anos e de sua filha, de 18 anos, foram levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.




Prefeitura divulga editais de concurso em BJ de Itabapoana

Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 20 de agosto e 19 de setembro




14/08/2019 11:11:24.

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, está com diversas vagas para o concurso público do município e os editais já estão disponíveis para acesso. Os salários variam de R$ 1.778,87 a R$ 3.161,50.


As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 20 de agosto até 19 de setembro.


Confira os editais:


http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=35


http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=36


http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=37




Homem invade igreja e quebra altar com golpes de marreta; VIDEO

Ninguém se feriu, também não houve nenhum tipo de ataque ao sacerdote




13/08/2019 15:03:49.

Veja vídeo ao final das informações - Mais um caso de vandalismo em igreja foi registrado na região. Desta vez, aconteceu em Macaé. Por volta de 10h desta terça-feira (13), um homem subiu ao presbitério com uma marreta, depredando a mesa do altar, e por seguinte o ambão da Palavra. Logo depois, foi contido por algumas pessoas e conduzido para a delegacia da cidade que está investigando o caso.


Ninguém se feriu, também não houve nenhum tipo de ataque ao sacerdote.





Defensoria quer gabinete de crise contra Aedes aegypti em Conceição de Macabu

Instituição recorreu à Justiça para que sejam implementadas medidas urgentes de prevenção e combate ao mosquito




13/08/2019 11:11:28.

A infestação por Aedes aegypti tem atingido índices alarmantes no Estado e preocupado também em cidades como Conceição de Macabu. Com a quinta maior incidência domiciliar do mosquito registrada pela Secretarial estadual de Saúde, o Município sofre com a falta de ações de prevenção e combate conforme relatado à Justiça pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). Alegando omissão do Poder Público local diante da necessidade de pronta atuação nesse sentido, a DPRJ recorreu à 2ª instância do Tribunal de Justiça (TJRJ) para que sejam determinadas medidas de urgência como, por exemplo, a criação imediata de um gabinete de crise em funcionamento ininterrupto até a solução dos casos emergenciais.


De iniciativa do 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria, o recurso também requer a ampliação do número de agentes de endemias em visita às residências; a vigilância e o controle dos focos inclusive com veículos de pulverização de inseticida; a implementação de ações educativas e de informação sobre as doenças transmitidas pelo mosquito; e a limpeza urbana com destinação adequada dos resíduos de esgoto e de terrenos baldios. Foi requerida ainda a garantia de sorologia em âmbito municipal e a implementação de um protocolo de manejo clínico de pacientes com dengue, zika e chikungunya para unidades de saúde em todos os níveis (básica, urgência/emergência, hospitalar e ambulatorial especializada), entre outras providências.


– É necessário exigir que o Município de Conceição de Macabu tome as medidas necessárias ao combate do mosquito Aedes aegypti. A situação já está em estado crítico e, com a chegada do período de chuvas intensas, o mosquito deve se proliferar ainda mais – destaca Raphaela Jahara, defensora pública em atuação junto ao 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria.


Recurso questiona decisão da Vara Única de Macabu


O recurso da Defensoria questiona decisão proferida pela Vara Única de Conceição de Macabu que, em caráter liminar, indeferiu pedido para que fossem implementadas políticas públicas de prevenção e controle na cidade também incluída no alerta vermelho da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entidade faz o acompanhamento da incidência das doenças transmitidas pelo mosquito por município e, em Macabu, apontou alta estimativa de chikungunya para o mês de julho.


Com o indeferimento da liminar sob a justificativa de que o Programa de Erradicação do mosquito exige atuação multisetorial (ou seja, em âmbito federal, estadual e municipal), a Defensoria recorreu à 2ª instância chamando atenção dos desembargadores para o fato de que isso não exclui a responsabilidade do Município de implementar ações de prevenção e combate ao mosquito.


“As ações coletivas perduram por muito anos, motivo pelo qual indeferir liminar que busca uma solução para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, evitando assim uma epidemia de dengue, zika e chikungunya e o colapso da saúde pública de Conceição de Macabu, é ser conivente com a omissão inconstitucional do ente público”, observa a DPRJ na Ação Civil Pública.


Tribunal mandou Vara Única analisar liminar para hospital


Em outra ação, a Defensoria Pública obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça para que a Vara Única de Conceição de Macabu analise pedido de liminar referente à adoção de uma série de medidas de reestruturação no Hospital Municipal Ana Moreira, o único da rede pública na cidade. Como num primeiro momento o juiz de 1ª instância não apreciou o feito, a DPRJ recorreu à 2ª instância apontando a omissão do Município nesse sentido.


Sem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à disposição da população, o hospital também enfrenta problemas como a ocorrência de óbitos pela falta do serviço; insuficiência de médicos e interdição da maternidade; e até risco de incêndio e explosão devido a fiação improvisada e exposta na farmácia, no almoxarifado, no pátio interno e próximo aos cilindros de oxigênio, ou seja, em área com material altamente inflamável.


– O Hospital Municipal Ana Moreira tem alguns setores interditados pela vigilância sanitária por anos e possui alto índice de óbitos. É preciso garantir à população que utiliza os serviços públicos de saúde de Conceição de Macabu um hospital que ofereça um atendimento digno e salubre – observa Raphaela Jahara.


Fonte: Ascom




'Nuvem Rolo' chama atenção de moradores de Macaé; veja vídeo

Cenário foi flagrado no domingo (11)




12/08/2019 16:04:32.

Uma nuvem em formato de tubo gigante se formou no céu de Macaé, neste domingo (11) e chamou a atenção de moradores.


Segundo especialistas, o fenômeno conhecido como "Nuvem Rolo" (Roll Cloud), acontece por conta do choque do vento mais frio do mar em direção às águas mais quentes.