Bolsonaro autoriza Exército no Tocantins para conter incêndios na Amazônia




24/08/2019 13:01:13.

O presidente Jair Bolsonaro autorizou neste sábado o envio das Forças Armadas ao Tocantins para conter incêndios na Amazônia. A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Na sexta-feira, Bolsonaro já havia feito o mesmo com Rondônia e Roraima.


Na sexta, Bolsonaro assinou um decreto determinando uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia . Os militares devem participar de "ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais". A autorização, no entanto, está vinculada à solicitação dos governos de cada estado que integra a Amazônia Legal. Além dos três estados que já solicitaram, a região também é composta por Acre, Amapá, Amazonas, Pará e parte dos estados de Mato Grosso e Maranhão.


Nesta sábado, Bolsonaro compartilhou em sua conta no Twitter um vídeo de uma entrevista do general da reserva Eduardo Villas Bôas, que foi comandante do Exército e também comandante na Amazônia. Na entrevista, Villas Bôas afirma que "há um deficit de soberania" e na Amazônia e que "nenhum país europeu tem autoridade para querer nos ensinar como tratar do nosso meio ambiente".


Bolsonaro escreveu que o discurso de Villas Bôas mostra "o real interesse internacional pela Amazônia" e que "dói na alma ver brasileiros não enxergando a campanha fabricada contra a nossa soberania na região".


Fonte: Extra




Witzel quer presídio exclusivo para traficante que fizer delação premiada




24/08/2019 12:12:21.

O governador Wilson Witzel disse ter um plano para criar um presídio no Rio para abrigar criminosos dissidentes do tráfico de drogas. Segundo Witzel, 500 vagas estão sendo criadas na penitenciária de Volta Redonda para receber traficantes que decidirem fazer delação premiada.


— No Rio de Janeiro o que eu fiz? Separei uma penitenciária para receber quem quiser se entregar. Tem 500 vagas. Quem quiser se entregar vem para para a penitenciaria. Vai ter um tratamento diferenciado, uma mudança identidade. Nós vamos cuidar para que aquele soldado do tráfico seja incluído na sociedade e tenha uma vida nova, se arrependa — disse o governador durante palestra em Vitória no Fórum Nacional da Associação das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares do Brasil.


Witzel ainda comentou que o objetivo é que o traficante abandone o fuzil e se entregue à polícia:


— É preciso ter um política para aqueles que querem se entregar. Podem fazer delação premiada, ficar em uma penitenciária especial para abandonar efetivamente o fuzil — afirmou o governador à CBN Vitória.


Durante sua participação no Fórum, o governador voltou a comentar que irá ao judiciário pedir a autorização para "abater quem estiver de fuzil nas comunidades". Em meio a comentários que quer suceder ao presidente Jair Bolsonaro no Planalto, Witzel disse que com o uso de snipers em operações, o Rio será um laboratório para outras cidades do país:


— E eu tenho dito, vou ao judiciário pedir autorização para abater quem estiver de fuzil na comunidade. Eles vão ter sempre aquela estrutura paramilitar de impedir a progressão da polícia. Tem que abater de longa distancia com tiro de precisão. E nós vamos buscar no judiciário a demonstração que esses atos terroristas tem que se combater nesta forma, se não não iremos vencer essa guerra. E certamente o Rio de Janeiro vai ser um laboratório para isso tudo. Vamos conseguir mostrar que estamos do lado do cidadão de bem, e o poder judiciário no Rio de Janeiro, hoje, tem opiniões diversas, mas tenho certeza que vamos apresentar a melhor posição possível para que os policiais estejam resguardados nas operações — afirmou


Fonte: Extra




RJ: Licenciamento anual digital já está disponível

A versão para celular tem o mesmo valor legal do impresso




24/08/2019 12:12:30.

Motoristas donos de veículos de placas com final de 0 a 6 que já pagaram a Guia de Regularização de Taxas (GRT) e o seguro Dpvat estão regulares e podem circular sem transtornos. Com as taxas quitadas, o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Serpro. A versão para celular tem o mesmo valor legal do impresso, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como ressalta o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


— Nós só estamos facilitando a vida das pessoas. A via digital do CRLV vale para mostrar a regularização do carro. Não precisa correr para retirar o documento físico — diz Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran.


No entanto, caso o motorista queira obter o documento impresso, basta ir a uma unidade de veículo, seguindo sempre o calendário de entrega. É importante lembrar que os proprietários de veículos com placas de fiinal 0 a 2 e que pagaram a GRT, podem retirar a via impressa do documento indo a uma unidade de veículo, sem necessidade de agendamento.


Para os veículos de placas de 3 a 6, é necessário agendar a retirada do documento no site do Detran-RJ ou nos telefones 3460-4040 ou 3460-4041 (Região Metropolitna) e 0800 020 4040 ou 0800 020 4041 (interior), caso o motorista queira ter em mãos a versão impressa. Para ter o documento impresso, é preciso apresentar o CRLV anterior (ou sua a versão digital) ou o certificado de registro do veículo (CRV). No caso dos proprietários de placas 7, 8 e 9, é necessário aguardar ainda o calendário.


Veja como ter o CRLV digital


1. Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento 2019

2. Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.

3. Insira seu CPF.

4. Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.

5. O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.

6. Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.

7. Clique no botão ‘+’.

8. Clique em ‘Incluir CRLV digital’.

9. Insira o número do Renavam.

10. Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.


Fonte: Extra




Ministro da Educação quer lançar universidades digitais

Intenção de Abraham Weintraub é levar debate ao Congresso Nacional




24/08/2019 12:12:55.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta sexta-feira (23) que a intenção do governo é lançar um programa de universidades e institutos federais de educação digitais. De acordo com o ministro, a ideia é que boa parte da formação nessas instituições seja realizada por meio de educação à distância. A ideia ainda está em estudos no Ministério da Educação (MEC).


"O nosso projeto é sim EaD [Ensino à Distância] e a gente está preparando uma universidade federal digital e um instituto federal digital. É pra lá que a gente vai caminhar", disse o ministro durante cerimônia para anunciar repasse para o programa Inovação Educação Conectada, voltado para levar internet banda larga a escolas das zonas rurais do país.


O ministro não deu mais detalhes de como funcionariam as instituições, mas disse que a intenção é levar o debate ao Congresso Nacional. A ideia é alterar partes do Plano Nacional de Educação (PNE). "O Congresso é soberano e hoje eu tenho o PNE e no PNE você tem métricas e metas que preveem isso, a construção de mais campi universitários. Vou fazer o convite para aos parlamentares para a gente rediscutir o PNE. Em vez de colocar metas que não representem o bem estar para toda a sociedade, talvez a gente poderia colocar uma meta de universalizar a internet para todas as escolas do país", disse o ministro.


De acordo com Weintraub, a ideia é que os estudantes façam módulos de ensino e que escolham durante esse percurso a área de formação. "Isso cai muito o custo com refeitórios, e outras coisas", disse. "O aluno pode ir eventualmente a simpósios, seminários, aí junta todo mundo para períodos mais curtos e isso barateia o custo", acrescentou.


Inovação Educação Conectada

Na tarde desta sexta-feira, Weintraub anunciou a liberação de R$ 60 milhões para o programa Inovação Educação Conectada que leva internet banda larga para escolas da zona rural do país. A expectativa é que até o final do ano, cerca de três milhões de estudantes sejam beneficiados com o programa.


Os recursos serão repassados para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por realizar as conexões de internet. De acordo com o MEC, os recursos representam a segunda parcela do programa. A primeira, ainda em 2017, foi no mesmo valor. No total, serão seis repasses, um por ano, até 2023.


De acordo com a pasta, de janeiro até o momento já foram atendidas 5662 instituições de ensino em 1758 municípios, com cerca de dois milhões de alunos beneficiados. A maior parte das escolas está localizada na Região Nordeste, 3596. Depois vem a Região Norte, com 1022 cidades. O Centro-Oeste aparece em seguida, com 653 municípios atendidos pelo programa.


Segundo o MEC, também houve uma aumento na meta de escolas que serão conectadas até o final de 2019; agora serão oito mil escolas rurais. Antes, o governo trabalhava com a meta de 6.500 escolas.


As conexões são feitas por meio de satélite, com velocidade de 10 megabytes por segundo (Mbs), realizada em parceria com a Telebras, vinculada ao MCTIC, aos custo mensal médio de R$ 750 por escola conectada.


Fonte: Agência Brasil




Fundecam Crédito Certo cadastra 54 no Cidade Luz

Além do Fundecam Empreendedor, o Crédito Certo compreende ainda o Fundecam Agricultura Familiar, o Economia Solidária e também o Inovação




24/08/2019 11:11:53.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Cinquenta e quatro novos cadastros foram feitos, nesta sexta-feira (23), pelo Programa Crédito Certo, do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam).  Pela manhã, a equipe esteve no Parque Cidade Luz, em Guarus, conversando com os microempreendedores do bairro, divulgando detalhes da linha de crédito “Fundecam Empreendedor”, que desde 2017 vem ajudando a impulsionar os negócios de milhares de pessoas.


— Além dos 54 cadastros, também entregamos 62 panfletos, para que potenciais interessados nos procurem no “Fundecam Empreendedor”, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e obtenham mais informações. Quem foi cadastrado também será aguardado e a expectativa é que assinem contrato. Não temos informação sobre outra linha de crédito do gênero no país, com juros de 2% ao ano — explica a gerente do Programa, Francine Abreu, observando, que desde janeiro, já são 169 contratos, com R$ 761 mil liberados.


Além do Fundecam Empreendedor, o Crédito Certo compreende ainda o Fundecam Agricultura Familiar, o Economia Solidária e também o Inovação. Leia mais AQUI sobre as linhas de crédito.Este ano, além do Cidade Luz, o Fundecam Empreendedor já visitou os bairros Jóquei Clube, IPS, Calabouço, Parque Califórnia, Nova Brasília e o distrito de Travessão. Até novembro, serão visitados os bairros Penha, Parque Guarus e Custodópolis.


Formalização - Vinculada à SMDE, encontra-se em pleno funcionamento a “Casa do Empreendedor”, que realiza trabalho de formalização em parceria com o Sebrae, Previdência Social, Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O setor funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Salvador Corrêa, 21, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.




Avenida de Guarus terá novo cruzamento para atender público do shopping

Criação de novo cruzamento na Avenida José Carlos Pereira Pinto é uma das alterações viárias necessárias para receber fluxo do Guarus Plaza Shopping




24/08/2019 11:11:57.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Na próxima semana terão início as obras de alteração viária na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nos preparativos para o fluxo de veículos no acesso à área do Guarus Plaza Shopping. No final de agosto será inaugurado o supermercado SuperBom, ao lado do shopping que será entregue em outubro. O Instituto Municipal de Trânsito e Trânsito (IMTT) supervisionou e autorizou nesta sexta-feira (23) o projeto que traz a abertura de um novo cruzamento, entre outras mudanças. As obras serão executadas e custeadas pela construtora do empreendimento, como medida compensatória integrante do projeto.


Quatro alterações estão previstas para a avenida José Carlos Pereira Pinto. A primeira é a ampliação da agulha de retorno na pista sentido beira-rio logo após o Hospital Geral de Guarus (HGG). Seguindo a pista sentido Parque Novo Mundo, será aberto o canteiro central para a formação de um novo cruzamento, que vai ligar a estrada Santa Rosa, esquina do shopping, com a Rua José Herdy Garchet, do outro lado da avenida. Para isso, o projeto prevê ainda um conjunto semafórico com três porta-focos para controlar os acessos. Uma guarita para uso de forças de segurança também está prevista para o cruzamento. A Rua José Herdy será transformada em mão única sentido Lagoa.


Já a baia de retorno existente em frente ao terreno onde o shopping é construído será fechada e, mais adiante, ainda na pista sentido Parque Novo Mundo, será criada uma agulha no canteiro para dar acesso à Rua Aristides Figueiredo, à esquerda.




Árvores de Conselheiro Josino passam por manutenção preventiva

Por meio de uma análise técnica, foi constatada a necessidade de manutenção das árvores no distrito




24/08/2019 11:11:40.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), através do setor de Arborização, finalizou nesta quinta-feira (22) os trabalhos de podas em dois quilômetros do canteiro central, da localidade Conselheiro Josino. Na ocasião, também foram feitas podas próximas à área de iluminação, com a limpeza de ervas de passarinho e retirada de galhos secos. 


Segundo o gerente de Arborização, Wilson Duarte, por meio de uma análise técnica, foi constatada a necessidade de manutenção das árvores no distrito, na qual totalizou 25 podas e três remoções de árvores que estavam riscos de queda.


- Com essas podas, adequamos a arborização à iluminação pública, que proporcionam mais claridade e, assim, uma sensação de maior segurança para os moradores. Também retiramos os galhos secos evitando queda e o desprendimento sobre veículos e pessoas - destacou o gerente de Arborização, Wilson Duarte. 


O gerente informou ainda que todos os resíduos oriundos da manutenção das árvores foram triturados e serão transformados em substrato orgânico para produção de novas mudas de árvores que, posteriormente, serão plantadas nas ruas do município, através do Programa Adote uma Árvore. Em caso de solicitação de poda de árvores, é necessário entrar em contato com o setor de Arborização da SMDA, pelo telefone (22) 98168-9588, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.




CREAS intensificam ações de combate à violência doméstica

O objetivo é divulgar os motivos da Campanha, relatar quais mudanças aconteceram após 13 anos da Lei Maria da Penha




24/08/2019 11:11:04.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Os três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Campos intensificaram as ações de combate à violência doméstica contra mulher durante esse mês, marcado pela Campanha Agosto Lilás. O polo 2, que fica na Rua Ipiranga, 116, Centro, promoveu palestra informativa sobre o assunto nesta sexta-feira (23).


O CREAS 1 promoveu palestra na quarta-feira (21) para as 11 vítimas acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) da unidade. O objetivo é divulgar os motivos da Campanha, relatar quais mudanças aconteceram após 13 anos da Lei Maria da Penha e apresentar o fluxo de acompanhamento das vítimas no Município.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes, os Centros de Referência ofertam atendimento a indivíduos que se encontram em risco social ou que tiveram seus direitos violados, como é o caso das mulheres em situação de violência. "Nos CREAS, essas mulheres têm acesso ao acompanhamento psicossocial e jurídico para superarem os danos sofridos", afirmou.


De acordo com a coordenadora do CREAS 1, Carla Gomes, a melhor maneira de combater ou de evitar a ocorrência de violências é fortalecendo as pessoas através da informação e prevenção. "É munir a população com informações para que aprendam a identificar os tipos de violências, para que conheçam os canais de denúncia e também a rede de apoio existente em nosso município", disse.


O polo 3 promoveu o encontro no dia 14 deste mês e abordou o tema Violência contra a mulher com deficiência. Além disso, profissionais da unidade 2 também ministraram palestra sobre o assunto na quarta (21) na Fundação CDL Campos, ligada à Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), a convite dos comerciantes.




Seguro facultativo garante benefícios do INSS a quem não tem emprego

Donas de casa e estudantes estão entre os que podem contribuir




24/08/2019 10:10:49.

Cidadãos que não exercem atividade remunerada, como donas de casa, estudantes e desempregados, podem contribuir para a Previdência Social e, assim, garantir benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade e pensão para os dependentes. Este é o segurado facultativo, uma categoria de contribuinte válida para pessoas com mais de 16 anos.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também oferece a opção de recolhimento para contribuintes individuais (autônomos - têm fonte de renda) e microempreendedores individuais, além da obrigatoriedade de contribuição para aqueles que têm carteira assinada.


Segundo a Secretaria da Previdência do Ministério da Economia, o último dado disponível sobre segurados facultativos é de 2017. Naquele ano, eles eram 1,210 milhão de contribuintes, 2,36% do total de segurados do INSS.


Número de contribuintes para o Regine Geral de Previdência Social – 2017


Total: 51.138.581}

Empregados: 39.051.846

Contribuinte Individual: 9.408.057

Trabalhador Doméstico: 1.466.080

Facultativo: 1.210.495

Segurado Especial: 2.103


Por estar desempregado, o consultor administrativo-financeiro Laércio da Rocha Guilherme, de 55 anos, contribui como segurado facultativo há cerca de dois anos e seis meses. O objetivo de Guilherme é ganhar tempo de contribuição para a aposentadoria, enquanto não consegue recolocação no mercado de trabalho. “Como fiquei sem vínculo empregatício, vai contar como tempo de contribuição”, disse.


Uma das formas de contribuição como segurado facultativo e que dá direito a todos os benefícios previdenciários é com a alíquota mensal de 20%. A alíquota é aplicada sobre valores entre o salário mínimo (R$ 998,00) e o teto previdenciário (R$ 5.839,45). Ou seja, o mínimo que pode ser pago é R$ 199,60 (20% do salário mínimo) e o máximo, R$ 1.167,89 (20% do teto).


Há duas outras opções de contribuição: o Plano Simplificado de Previdência, com alíquota de 11% do salário mínimo (R$ 109,78) e o Facultativo de Baixa Renda, com alíquota de 5% do salário mínimo (R$ 49,90). De acordo com as regras atuais, nesses dois tipos de contribuição, o segurado tem direito a todos os benefícios da Previdência Social, exceto à aposentadoria por tempo de contribuição, ou seja, a aposentaria é por idade.


A modalidade Facultativo de Baixa Renda é exclusiva para homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico na sua residência (dona de casa) e não tenha renda própria (incluindo aluguel, pensão alimentícia e pensão por morte, entre outros valores). Nesse caso é preciso ter renda familiar de até dois salários mínimos, sendo que o Bolsa Família não entra no cálculo; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos. A inscrição do cadastro é feita no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.


Pagamento

Todos os contribuintes que fazem o recolhimento sobre o salário mínimo podem optar pelo pagamento trimestral. Para isso, eles devem usar o código específico de contribuição trimestral e contribuir com valor de remuneração mensal multiplicado por três.


No caso do pagamento mensal, o prazo para pagamento da contribuição dos facultativos é sempre o dia 15 de cada mês, prorrogando-se para o dia útil subsequente quando não houver expediente bancário.


Quando o atraso do pagamento é superior a seis meses, o contribuinte facultativo perde a condição de segurado e, consequentemente, o acesso aos benefícios do INSS.


Inscrição

Para se inscrever como facultativo, o segurado pode ligar para o telefone 135. Se o segurado tiver o número do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), não precisa se inscrever na Previdência. Nesse caso, o número desse documento deverá ser anotado na guia de contribuição (GPS). Essa guia poderá ser preenchida e impressa no site da Previdência ou adquirida em papelarias.


No site do INSS, há a lista de códigos de pagamento para gerar a guia de contribuição.


Vale a pena contribuir como facultativo?

O advogado Alexandre Vasconcelos, membro da Comissão Especial de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), considera a contribuição facultativa benéfica para os cidadãos por envolver “uma proteção social ampla”. “A Previdência Social concede benefícios em diversas situações: idade avançada, tempo de contribuição mínimo, em caso de incapacidade temporária, invalidez permanente, salário-maternidade, em caso de prisão, a família recebe o auxílio, pensão por morte. A previdência pública tem uma teia de proteção social muito alargada”, disse o advogado. Ele destacou que, no caso da previdência privada, não há atualmente garantia de valor mínimo de aposentadoria.


Vasconcelos esclareceu que a reforma não traz nenhuma mudança específica para o segurado facultativo. “A mudança é para todos os tipos de segurados: facultativo, autônomo, trabalhador com carteira assinada. O segurado facultativo que vier a se tornar incapaz fará jus ao auxílio-doença, ou ao se tornar inválido, fará jus à aposentaria por invalidez”, disse.


Com a reforma da Previdência, lembrou Vasconcelos, o calculo de benefícios como auxílio-doença e aposentadoria de invalidez vai mudar para todos os segurados. No caso do auxílio-doença, atualmente são pagos 91% do salário de benefício do segurado e da aposentaria por invalidez, 100%. “Com a reforma, a regra geral será 60% da média [do salário] e mais 2% do que ultrapassar 20 anos de tempo de contribuição. Não importa se é autônomo, facultativo, se é trabalhador regido pela CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]. A aposentaria por invalidez só será 100% se for decorrente de acidente de trabalho”, disse.


O advogado acrescentou que o cálculo da aposentadoria é feito atualmente com base nos 80% maiores salários. São desconsiderados os 20% menores valores. “Com a reforma, vai ser feito o cálculo com 100% dos salários de contribuição. Então, isso também faz cair o valor da média e, consequentemente, o valor do benefício.”


“A reforma da Previdência tem cinco pilares: fazer você pagar mais, por mais tempo para receber menos, por menos tempo. O segurado facultativo, assim como os outros, receberá menos. Agora quem contribui na base de um salário mínimo, terá o salário mínimo garantido. Quem ganha mais, o benefício vai se reduzir. O quinto pilar da reforma é, com tudo isso, fazer você migrar para uma previdência complementar, privada”, disse.


Vasconcelos lembrou que o governo pretende enviar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para criar um sistema de capitalização, que não passou pela Câmara dos Deputados durante a tramitação da reforma da Previdência. A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência.


O sistema de capitalização integrava a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal em fevereiro para a Câmara, mas o relator da PEC na Comissão Especial da Câmara, Samuel Moreira (PMDB-SP), retirou esse item de seu parecer. A reforma da Previdência agora está em tramitação no Senado.


O governo enviou a proposta de reforma da Previdência por considerar o sistema atual insustentável no longo prazo, devido ao crescente déficit. Nos 12 meses encerrados em junho deste ano, o déficit da Previdência estava em R$ 199,117 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.


Mudança no texto

Atualmente, o Artigo 201 da Constituição Federal determina que a Previdência tenha cobertura para eventos de "doença, invalidez, morte e idade avançada." O texto da reforma muda essa redação, dizendo que a cobertura será para "eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada".


Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, essa alteração no texto “modernizou o conceito de afastamento, para que seja considerada a incapacidade para exercer a atividade habitual, e não a doença em si”. “O critério é utilizado em vários países do mundo. O contribuinte obrigatório continua a ter direito ao auxílio-doença, se comprovada incapacidade para o trabalho. O contribuinte facultativo – caso de estudantes e donas de casa, por exemplo – também continua com direito ao auxílio, se comprovada incapacidade para exercer sua atividade habitual.”


Fonte: Agência Brasil




Museu Histórico de Campos representado no Hiper Museus no Rio

O evento é um programa de inovação em cultura digital e atuação social para museus e centros culturais




24/08/2019 09:09:25.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - No dia 13 de agosto, último, teve início o projeto HiperMuseus, no Rio de Janeiro, e a gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard, foi selecionada para representá-lo. O evento é um programa de inovação em cultura digital e atuação social para museus e centros culturais, e até o dia 10 dezembro irá realizar seminários, laboratórios, apresentações de projetos e mentorias, com o intuito de promover um ambiente mais inovador às instituições participantes.


Segundo Graziela, ser selecionada para participar do programa é uma oportunidade de compartilhar e adquirir experiências que serão muito utilizadas no Museu Histórico de Campos.


– Eu enquanto gestora do museu viso adquirir no HiperMuseus experiências ligadas aos temas norteadores dos encontros, como: relevância digital, sustentabilidade econômica e ativismo social. Outra questão é o debate sobre o novo papel dos museus, onde precisamos repensar, junto ao público, o que eles desejam ver nos museus, transformando-os em espaços democratizantes e inclusivos, no qual sejam mediadores de diálogos críticos sobre o passado e o futuro – destacou Escocard.




Postura inscreve na segunda (26) ambulantes para 7 de Setembro

As inscrições poderão ser feitas em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede do órgão




24/08/2019 09:09:28.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A superintendência de Fiscalização de Postura abrirá na próxima segunda-feira (26), as inscrições para os ambulantes já cadastrados no município que desejam trabalhar no Desfile Cívico, a ser realizado no dia 7 de setembro no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). 


As inscrições poderão ser feitas em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede do órgão, localizada na Rua Tenente Coronel Cardoso, nº 91, Centro. A confirmação das inscrições e o sorteio será realizado no dia 2, às 14h. Ao todo, serão 42 vagas distribuídas em: seis para churros; seis para pipoca/crepe e trinta para reboques. 


- É imprescindível ressaltar que não será permitida a venda de bebidas em embalagens de vidro, tampouco a utilização de copos de vidro. Os ambulantes ficarão do lado contrário do Cepop, na Avenida Alberto Lamego, no sentido Centro - disse o superintendente, Victor Montalvão.




Saúde recebe nova carga de medicamentos para hospitais e UPHs

Na lista entregue à FMS, há remédios muito procurados na emergência e urgência das unidades




24/08/2019 09:09:43.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu dois caminhões carregados de medicamentos na tarde desta sexta-feira (23). O material foi entregue por fornecedores e será um reforço para abastecer toda a rede — os Hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG) e as Unidades Pré-Hospitalares (UPH). Segundo o presidente da FMS e secretário de Saúde, Abdu Neme, a farmácia está abastecida e não há falta dos principais remédios nas unidades. 


- Acompanhamos a entrega desses medicamentos para reforçar o estoque de toda a rede. As farmácias estão abastecidas, sem o registro de reclamações. Eventualmente, recebemos algumas informações sobre a ausência de uma fórmula, mas logo buscamos a solução para atender da melhor forma possível a população - disse Abdu Neme. 


Na lista entregue à FMS, há remédios muito procurados na emergência e urgência das unidades, como captopril, diclofenaco e dipirona. Há também outros mais específicos para UTIs e tratamentos médicos, como vasopressina e tazocin. "Não estava em falta, é apenas um reforço para abastecer os estoques. É um trabalho que sempre é feito para evitar a ausências na rede", disse o presidente da FME. 


Abdu Neme chamou a atenção para alguns remédios caros que a rede pública de saúde oferece nas unidades. Um exemplo é o actilyse, indicado para uso exclusivo hospitalar no tratamento do infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar aguda para tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo. O valor de cada unidade é de aproximadamente R$ 1,6 mil. 


- Sou cardiologista e sei da importância desses remédios, que são caríssimos e difíceis de serem encontrados nos hospitais. Ficamos satisfeitos em saber que a rede municipal de saúde conta com esse tipo de medicamentos - avalia Abdu Neme.




Começam a circular vans e micro-ônibus do Setor F; 2ª feira é a vez do Setor C - Região Norte

Terminal F atende a população de Ururaí, Ponta da Lama, entre outras localidades




24/08/2019 09:09:35.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) Felipe Quintanilha, vistoriou nesta sexta-feira (23) o Terminal F, que vai funcionar no Shopping Estrada, e que vai atender a população de Ururaí, Ponta da Lama, Ibitioca, Serrinha, Dores de Macabu, entre outras localidades.


Neste sábado (24), 28 vans e micro-ônibus do Setor F entram em circulação e na segunda-feira (26), será a vez de mais de 40 veículos do setor C - região Norte. Na próxima semana, a loja do Anda Campos também estará funcionando no Shopping Estrada. "Estamos dando mais um grande passo nesta primeira etapa da integração", destacou Quintanilha. 


Como aconteceu no último fim de semana, os usuários que vierem dos distritos para a área central da cidade pagam apenas uma passagem. Da área central para os distritos, devem ser pagas passagens nos ônibus e nas vans ou micros. Neste período de transição, os ônibus continuam fazendo a ligação direta entre Centro e Distrito até que todos os permissionários instalem a bilhetagem eletrônica e a integração total entre em vigor. O presidente do IMTT destaca que, este processo será temporário, por 30 dias. 


- É a maior transformação do sistema de transporte das últimas décadas. Estamos na fase de transição, com problemas naturais que fazem parte desse processo, mas que estão sendo resolvidos. O nosso saldo é muito positivo, com o Mobi com mais de 55 mil downloads e mais de um milhão de visualizações e o transporte de um número bem maior de passageiros neste mês, em comparação aos últimos seis anos. No total, já são mais de 400 ônibus, vans e micros circulando para atender melhor à população. Nos próximos dias esse número será de 500 veículos, com os setores D e E entrando em operação - concluiu Felipe Quintanilha.


O novo sistema de transporte coletivo do município teve início no dia 13 de julho. No último sábado (17) mais de 90 vans dos setores A da Baixada e B Martins Lage, voltaram a circular. Em pleno funcionamento, o sistema vai contar com 500 veículos, entre ônibus, vans e micro-ônibus. 




Balcão de SJB oferece vagas de emprego em diversas áreas

Os interessados devem se inscrever pelo site, pelo WhatsApp Business ou comparecer ao Balcão de Oportunidades




24/08/2019 09:09:12.

A Superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra está com cadastro de currículos para novas vagas de trabalho em diferentes funções, nas campanhas 6, 11 e 15. Os interessados devem se inscrever pelo https://prefeiturasjb.wixsite.com/vagas, pelo WhatsApp Business (22) 2741-8122 ou comparecer ao Balcão de Oportunidades, na Avenida Rotary, 783, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Na campanha 6, as vagas são para as seguintes funções: auxiliar técnico; eletricista de manutenção; eletricista de força e controle; eletricista montador; encarregado de elétrica; encarregado de instrumentação; encarregado de isolamento; encarregado de mecânica; encarregado de montagem mecânica; funileiro industrial montador; instrumentista; isolador; técnico de instrumentação; tubista.


Na Campanha 11 estão disponíveis vagas para analista de administração contratual sênior; analista de qualidade sênior; estágio administrativo. Na campanha 15, as vagas são para porteiro e zelador. 




CREMERJ convida médicos de Campos para reunião na próxima segunda-feira (26)

O encontro será realizado no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia




24/08/2019 08:08:27.

O O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) convida os médicos de Campos de Goytacazes para reunião na próxima segunda-feira, 26, com diretores e conselheiros. O encontro será realizado no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, às 19 horas.


Assuntos que serão debatidos:


1 - Relatório de fiscalização do Hospital Geral de Guarus (HGG) e do Hospital Ferreira Machado (HFM) e suas consequências;


2 - Medidas que serão tomadas diante das novas denúncias sobre as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS);


3 - Direito e deveres do médico diante da falta de condições de trabalho;


4 - Interdição Ética - Resolução CFM nº 2062 de 29/11/2013;


5- Novas condutas do CREMERJ na defesa do médico;


6- Instalação de gabinete de crise para mediação e orientações técnicas.


Serviço:


Reunião com o CREMERJ


Data: 26/08/19


Horário: 19h


Local: auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia


Endereço: Av. Alberto Torres, 207 – Centro - Campos dos Goytacazes




1º Encontro Pet de Campos hoje na Praça do Liceu




23/08/2019 23:11:34.

(Vídeo ao final das informações) - “Arrastapé da Pata, o 1º Encontro Pet de Campos ”. Esse é nome do primeiro evento de Campos com atrações várias atrações Pet, neste sábado, dia 24, a partir das 16h, na Praça do Liceu. E ainda haverá duas atrações especiais: Show de Larice Barreto e Desfile Pet. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas nas lojas Xodozinho e Guapo, situadas na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 636, lojas 1, 2 e 3. Leve seu cão ou gato com uma roupinha bem transada para participar do desfile, ligue para 99808-7811.


O evento ainda terá feira de adoção de animais, orientação de veterinários e nutricionistas,  show do humorista Ricardo Lopes e lojas com artigos para animais, além de barracas de comidas e bebidas.


O evento é promovido pela vereadora Marcelle Pata e Ong Pata. Apoio da Prefeitura de Campos e Site Campos 24 Horas.





Deputado Wladimir levará ao Ministério da Saúde demanda de habilitação do HPC ao Rede Cegonha

O hospital é referência da cidade e da região em obstetrícia de alto risco




23/08/2019 16:04:12.

O deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) viu de perto nesta sexta-feira (23/08) os trabalhos de excelência pelo Hospital Plantadores de Cana (HPC), em Campos dos Goytacazes. O deputado foi recepcionado pelo diretor do HPC, Frederico Paes, pelo superintendente administrativo Adelcir Barreto e pelos médicos Benedito Paul, Almir Quitete e


Wladimir conseguiu, junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recursos de R$ 6 milhões que irá atender os 50 leitos de UTI Neonatal e 20 leitos de UTI adulta da unidade hospitalar. O hospital é referência da cidade e da região em obstetrícia de alto risco.


“Mais importante do que os números, é o belo trabalho de salvar vidas que vem sendo desempenhado por toda a equipe do HPC. Eu pude andar pelos corredores da UTI Neonatal e fiquei muito comovido em saber que o nosso trabalho está gerando resultados”, comentou o deputado.


O deputado recebeu uma demanda da direção do hospital solicitando um empenho para habilitação do mesmo ao Projeto Rede Cegonha. A unidade hospitalar já cumriu as exigências o Ministério da Saúde, como aumento do número de leitos, implantação do Mãe Cancugu, Banco de Leite Materno e reformas estruturais.


“A direção vai preparar um brieffing informando sobre a importância da Rede Cegonha para Campos e região para que o ministro da Saúde possa resolver ainda este ano”, ressaltou.


Para o diretor do HPC, Frederico Paes, o apoio do deputado Wladimir Garotinho vai permitir uma melhora na qualidade ao atendimento à população, principalmente a mais carente.


“Entendemos que hoje somos referência materno-infantil e esse recurso para o hospital não só vai melhorar o atendimento na UTI Neonatal e na UTI Adulta, como também vai dar uma qualidade superior ao atendimento à população. O hospital é o único do interior do estado que dispões de uma uti obstétrica. A gente conta com o apoio do deputado Wladimir Garotinho como sendo um elo importante para o desenvolvimento da saúde de Campos e região”, disse.




Inmet emite aviso de chuva intensa e ventos fortes em Campos e região

Há riscos de quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos




23/08/2019 16:04:30.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuva intensa e ventos de até 60 km/h para as cidades do interior do Rio nesta sexta-feira (23).


Segundo o órgão, o alerta é válido para municípios das regiões Serrana, dos Lagos e Norte Fluminense, até meia-noite. O Inmet afirma que há riscos de quedas de galhos de árvores e alagamentos para estas regiões.


Na Região Serrana, os avisos são válidos para Bom Jardim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, Teresópolis, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto.


No Noroeste Fluminense, a previsão de chuva é para Cambuci, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema e Santo Antônio de Pádua.


O aviso também é válido para Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Macaé e Quissamã, no Norte Fluminense.


Na Região dos Lagos, o alerta vale para as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia.


Já na Baixada Litorânea, o aviso é para Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.


Na Região Metropolitana, vale para Cachoeiras de Macacu, Maricá e Rio Bonito.


Fonte: G1




GCM realiza Seminário de Detecção, Busca e Captura: Técnicas K9

Objetivo é proporcionar aos profissionais da área de Segurança Pública que atuam com cães policiais, compartilhar conhecimento, trocar experiências e buscar o aprimoramento de técnicas




23/08/2019 16:04:10.

Na manhã desta sexta-feira, dia 23, foi realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, a solenidade de abertura do SEMINÁRIO DE DETECÇÃO, BUSCA E CAPTURA – TÉCNICAS K9. 


O objetivo é proporcionar aos profissionais da área de Segurança Pública que atuam com cães policiais, compartilhar conhecimento, trocar experiências e buscar o aprimoramento de técnicas utilizadas no desempenho da função do cão e do agente, além de integrar as polícias na necessidade do trabalho especializado por cães de faro.


Estiveram presentes à solenidade o secretário de Segurança Pública, Carlos Darcileu do Amaral; o comandante da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, Fabiano de Araújo Mariano; o subcomandante da GCM, Luis Augusto; o coordenador do Grupamento de Operações com Cães (GOC), Sandro Cherene; o instrutor K9 e agente da Guarda Civil de Casimiro de Abreu, Welington Piú; o diretor da UFRRJ, Jair Felipe Ramalho; a veterinária e palestrante, Francimara Araújo; o representante do BPRV, Sargento Valdir; o representante do 8º BPM, Tenente Israel, além da presença de agentes das guardas civis de Casimiro de Abreu e São Francisco de Itabapoana.


O seminário está sendo realizado nos dias 23, 24 e 25/08 em tempo integral.




Lava Jato investiga crimes que causaram prejuízos de R$ 6 bilhões

A 64ª fase da operação foi deflagrada hoje pela Polícia Federal




23/08/2019 15:03:10.

A 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (23) pela Polícia Federal (PF) para investigar crimes relacionados a recursos contabilizados em planilha denominada Programa Especial Italiano, gerida por uma grande empreiteira nacional.


Os crimes investigados são de lavagem de capitais, organização criminosa e corrupção ativa e passiva. As ações criminosas podem ter lesado os cofres públicos em pelo menos US$ 1,5 bilhão, equivalente, hoje, a aproximadamente R$ 6 bilhões.


Segundo a PF, também é objeto das investigações esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no Continente Africano.


Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba


“A investigação é complexa e trata de fatos abordados em diferentes inquéritos policiais, tendo sido impulsionada por acordo de colaboração premiada celebrado entre a PF e um ex-ministro de Estado investigado. Além da identificação de beneficiários da planilha Programa Especial Italiano e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades”, diz PF.


Segundo a instituição, o nome Pentiti significa “arrependidos”. Ele faz referência a termo empregado na Itália para designar pessoas que fizeram parte de organizações criminosas e, após suas prisões, passaram a colaborar com as autoridades para o avanço das investigações.


Fonte: Agência Brasil




Concurso: Marinha terá que permitir inscrições de pessoas casadas ou com filhos em seleções

A determinação para alteração no edital foi do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2)




23/08/2019 14:02:32.

A Justiça determinou que a Marinha do Brasil reabra as inscrições do concurso para seleção de Oficiais aos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes de Marinha (CIM) — que haviam sido fechadas no dia 5 de julho — e que, dessa vez, aceite inscrições de pessoas casadas, em união estável ou com filhos. A determinação para alteração no edital foi do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A Marinha também não poderá desligar o candidato aprovado que, ao longo do curso, se case, reconheça união estável ou tenha filho.


A princípio, o pedido o liminar de alteração do edital e reabertura das inscrições feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), órgão do MPF no Rio, foi negado pela 17ª Vara Federal do Rio. Entretanto, o PRDC recorreu e o desembargador federal Guilherme Calmon, relator do processo no TRF-2, atendeu ao pedido e fixou uma multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento da decisão.


“Alijar candidatos do processo seletivo, pelo simples fato de comporem uma entidade familiar, por meio do casamento, da união estável, ou pelo fato de criarem sozinhas seus descendentes, nada mais é do que, inequívoca afronta à liberdade individual, ao direito à intimidade, à vida privada e ao planejamento familiar”, destacou o desembargador federal.


No recurso acolhido, o MPF tinha sustentado que o Estatuto dos Militares (Lei 6.880/1980) se aplica somente aos já submetidos à disciplina militar (aspirantes-a-oficial), sem prever critérios para a participação dos processos seletivos de ensino da Marinha. O procurador regional dos Direitos do Cidadão Renato Machado, autor do recurso, contestou a decisão de primeira instância citando que a lei não respaldaria a vedação do edital do concurso da Escola Naval.


“Nem mesmo uma interpretação pervertida do disposto no §4°, inciso I, que impõe a necessidade de 'dedicação exclusiva às atividades de treinamento e de serviço' pode ser usada para fazer letra morta o texto de nossa Carta Maior, em suposta primazia da disciplina militar sobre o direito de constituir ou manter família do candidato”, frisou Renato Machado no recurso.


Fonte: Extra




Conselho convoca reunião para debater os 13 anos da Lei Maria da Penha

O evento acontecerá às 18 horas no Museu Histórico de Campos e será aberto a toda sociedade civil




23/08/2019 14:02:35.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) promoverá, na próxima segunda-feira (26), a 2ª Reunião Ampliada deste ano tratando do Tema "13 anos da Lei Maria da Penha: avanços e retrocessos". O evento acontecerá às 18 horas no Museu Histórico de Campos, na Praça do Santíssimo Salvador, 40, Centro. De acordo com a presidente do órgão, Manuelli Ramos, será aberto a toda sociedade civil.


- Nela serão discutidos junto aos órgãos de atendimento a mulheres vítimas de violência sobre o fluxo de atendimento, perfil e sobre os ciclos da violência - informou Manuelli.


A presidente informou, com base nos dados do Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISPRJ), que foram registrados 1.552 casos de violência contra mulheres em Campos no ano passado, sendo 4 registros por dia. Em todo o Estado, foram 121.077 casos no ano de 2018, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais e morais. A média é de 331 casos/dia ou 13 registros/hora. O levantamento aponta, também, que 35% dos registros estão relacionados à violência física e 31%, violência psicológica.


Nesta semana, o órgão realizou uma reunião extraordinária, com a presença da superintendente de Justiça e Assistência Judiciária, Mariana Lontra, a partir da qual emitiu nota de repúdio em razão dos casos de violência doméstica contra mulheres ocorridos na cidade nos últimos dias; e também oficiou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) pedindo esclarecimentos sobre os três casos que chegaram ao Conselho nesse primeiro mês de atuação da nova gestão, tendo quatro vítimas de lesão corporal dolosa.


A nota do COMDIM afirma que, mesmo com os avanços que a Lei Maria da Penha apresentou, ainda existem inúmeras fragilidades, como a possibilidade de pagamento de fiança por parte do agressor, ainda que preso em flagrante.


"Segundo Atlas da Violência de 2019, os casos de agressão e de feminicídio cresceram no Brasil em 2017. Apenas em 2017, 221 mil mulheres procuraram delegacias, especializadas ou não, para registrar ocorrência de agressão (lesão corporal dolosa) em decorrência de violência doméstica. Sobre os casos de feminicídio, foram 13 assassinatos por dia, que compreende um crescimento expressivo de 30,7% no número de homicídios no país durante a década 2007-2017", diz a nota.


O documento ainda continua: "Reafirmamos o compromisso do COMDIM na defesa dos direitos da mulher, nos solidarizamos às mulheres citadas nesta nota e a todas as demais que por distintos motivos não chegaram ao conhecimento da população, nos colocamos à disposição de toda e qualquer pessoa que tenha sido vítima de quaisquer tipos de violências, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial e, sobretudo, nos comprometemos a cobrar dos órgãos responsáveis a eficácia das leis vigentes para o atendimento destes casos e dos demais que venham a surgir".




Prefeitura convoca mais 32 professores substitutos do Processo Seletivo

Os selecionados devem comparecer à sede da secretaria de Educação na segunda




23/08/2019 14:02:05.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (23), mais uma chamada para professores substitutos aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2018 para contratação temporária (AQUI). Foram mais 32 convocados, sendo 10 para Professor II (25h), 5 como Professor II (35h), 17 pra Professor I (20h) divididos pelas áreas de conhecimento: História, Português, Matemática, Artes, Ciências e Geografia.


Os selecionados deverão comparecer à sede da Smece, impreterivelmente, na próxima segunda-feira (26), pela manhã, portando documentos pessoais. São eles: Cédula de Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral; Documentação comprobatória de nível de escolaridade e formação para o cargo pretendido; 01(uma) foto colorida 3X4 recente; Carteira de Trabalho (cópia da parte da foto frente e verso); Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos; Cartão PIS/PASEP; Comprovante de Residência; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais; e habilitação para a função pretendida.


Após esta etapa, haverá o encaminhamento para escolha de local de atuação, que ocorrerá na terça-feira (27/08), pela manhã, a partir das 9h. Aqueles que faltarem, sem justificativa, serão considerados desistentes. A Smece fica na Praça Cinco de Julho, 60 (prédio da antiga Estação Ferroviária). As chamadas ocorrem de acordo com a demanda das unidades de ensino, seguindo a ordem de classificação.




Semana de Combate ao Tabagismo: simpósio e ações de conscientização

A programação terá início na próxima segunda-feira (26), com panfletagem em frente ao Centro de Saúde de 9h às 11h




23/08/2019 10:10:49.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a próxima semana, irá realizar diversas ações informativas e de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. A programação terá início na próxima segunda-feira (26), com panfletagem em frente ao Centro de Saúde de 9h às 11h.  No turno da tarde haverá uma ação sobre o Tabagismo no CIEP Custódio Siqueira, no Parque Calabouço, realizada pelo Programa Saúde na Escola e equipe do Programa Saber Saúde.


Na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), a equipe do programa de Tabagismo estará na Rodoviária Roberto Silveira realizando ações educativas, orientações sobre o tratamento para parar de fumar e inscrições para os interessados em iniciar o tratamento. Já na quinta-feira (29), data que é comemorada o Dia Nacional de Combate ao Fumo, iniciaremos as atividades pela manhã, com o I Simpósio Municipal de Controle do Tabagismo, no auditório do Cesec; e à tarde, no Centro de Saúde, uma equipe fará a avaliação da saúde bucal dos fumantes e inscrições para o tratamento do tabagismo.


O encerramento da Semana contra o Tabagismo ocorrerá na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, com evento de conscientização à população com palestra educativa, distribuição de material informativo e também com realização de inscrições para o tratamento. 


- Os pacientes atendidos pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo têm à disposição no acompanhamento, uma equipe multidisciplinar composta por: psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social e médico. O atendimento ao público é realizado no Centro de Saúde e nos polos descentralizados na UBS Parque Aurora e no Centro de Saúde de Custodópolis, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h - Informou o coordenador de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Jetro Pereira.




Passeio Ciclístico vai movimentar o Via Esporte Arthur Bernardes

A Avenida Arthur Bernardes é fechada aos domingos entre 7h30 às 13h30, no trecho entre a BR-101 e a Avenida José Alves de Azevedo




23/08/2019 10:10:10.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Domingo será mais um dia de reunir a família para uma manhã de atividades esportivas e também de solidariedade no Via Esporte Arthur Bernardes. É que a Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), e a Associação dos Serventuários e profissionais do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro-  ASP Justiça estarão realizando o I Passeio Ciclístico. O evento será de 8h às 11h. Além do passeio, o público poderá aproveitar o espaço para andar de patins, caminhar ou simplesmente sentar e colocar o papo em dia com os amigos.


A organizadora do evento, Letícia Caldas, está pedindo as pessoas a doação de um quilo de alimento não perecível. Todo material  arrecadado será entregue às instituições filantrópicas do município. Podem participar pais, filhos, tios, avós, madrinhas, irmão e amigos. 


- O Via Esporte Arthur Bernardes foi criado pela Fundação Municipal de Esportes, em maio de 2017, com a proposta de reservar um espaço público para que os campistas pudessem fazer uma atividade esportiva com segurança. A ideia foi abraçada pela população e ao longo dos últimos três anos o espaço vem sendo palco de várias ações educativas e de solidariedade, como mais esta do passeio Ciclístico da Asp- Justiça -  destacou o presidente da FME  Raphael Thuin. 


A Avenida Arthur Bernardes é fechada aos domingos entre 7h30 às 13h30, no trecho entre a BR-101 e a Avenida José Alves de Azevedo ( Beira Valão) e conta ainda com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e o IMTT.